Como Plantar Alho

972
alho-como-plantar-alho

O alho (Allium sativum) é um vegetal da família Liliacerae, sendo encontrado na forma de raiz.

Seu bulbo, vulgarmente conhecido como cabeça, é constituído por vários dentes, os quais são empregados como condimento culinário e como medicamento há centenas de anos em todo o mundo.

Na culinária, pode ser utilizado de diversas formas, cru, refogado, picado, em rodelas, etc, conforme os gostos que são pouco unânimes. Em geral, os povos mediterrânicos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola.

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média.

Muito utilizado popularmente para fins medicinais, alguns estudos indicam que o consumo regular de alho oferece benefícios cardiovasculares, além de possuir outras propriedades medicinais benéficas. No entanto, o consumo de alho produz um odor característico no corpo e mau hálito. Pessoas que ingerem regularmente ácido acetilsalicílico ou outras substâncias anticoagulantes devem evitar o consumo de alho, pois pode haver um aumento do risco de sofrer hemorragias.

O alho também pode ser usado como pesticida natural, sendo comum o uso de extratos ou macerados de alho para combater algumas pragas em hortas e pequenas plantações.

Depois de aprender como plantar alface, vamos ver agora como plantar alho.

Como Plantar Alho

O alho é iniciado a partir de dentes. Pegue uma cabeça de alho, divida-a em dentes, e prepare-se para obter uma nova cabeça de cada dente. Cabeças (ou bulbos) de alho podem ser encontrados em qualquer supermercado.

Como Plantar Alho: Quando, Onde e Como Plantar

Quando: Há duas estações para plantar os alhos: a Primavera e o Outono. Os dentes produzidos na Primavera são mais pequenos mas conservam-se mais tempo. O alho branco ou roxo de Outono em contrapartida, tem muito melhor rendimento.

Onde: O alho gosta de uma terra leve, não demasiado rica e um pouco calcária. As terras arenosas ficam-lhe muito bem! Por outro lado, não suporta a humidade, pelo que deverá ter o cuidado de lhe proporcionar uma boa drenagem. Pode acrescentar estrume mas nunca fresco!

Como plantar:

  • Enterre os dentes a cerca de 4cm de profundidade;
  • Deixe entre dentes um espaço de 15cm;
  • As filas devem ter pelo menos 25cm de distância entre elas.

Clima

O alho pode ser cultivado em diversas regiões climáticas, havendo diversos cultivares adequados a diferentes regiões. No entanto, regiões quentes e chuvosas não são adequadas para o plantio, pois é necessário que haja um período de frio no início ou na metade de ciclo de cultivo, com temperaturas entre 0°C e 15°C, para estimular a formação dos bulbos (a cabeça do alho). As plantas geralmente não formam os bulbos se a temperatura permanece acima de 25°C.

O ideal são temperaturas amenas enquanto as plantas crescem, com um período de baixas temperaturas no estágio em que os bulbos devem começar a se formar, seguido de meses mais quentes na época de maturação das cabeças.

Luminosidade

Um cuidado necessário para ter sucesso ao plantar alho é escolher cultivares adaptados ao fotoperíodo de sua região, ou seja, ao tempo de horas de luz, do nascer ao pôr do sol. Existem muitos cultivares adaptados a diferentes fotoperíodos e condições climáticas, assim procure se informar acerca dos melhores cultivares para o plantio em sua região. O alho precisa receber luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Como Plantar Alho: Colheita, Rotação e Conservação

Colheita

Plante quando plantar, o alho demorará cerca de 8 a 9 meses a estar maduro, e poderá aperceber-se disso quando as folhas começarem a murchar. Uma vez retirados da terra, deixe-os secar ao sol e depois limpe-os cuidadosamente.

A colheita do alho ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo do cultivar utilizado, da região onde o plantio é realizado, da época do ano, etc.

As cabeças de alho estão prontas para a colheita quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar. Arranque a planta inteira, sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.

A cura é o processo em que o alho perde o excesso de água. Consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias. Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos, em tranças, amarrados em varais de madeira ou bambu, ou em bandejas. É importante para a conservação das cabeças de alho mantê-las em ambiente seco e com boa ventilação. As cabeças de alho podem ser armazenadas por até quase um ano, dependendo do cultivar e das condições de armazenagem. Dentes soltos e cabeças danificadas não duram muito tempo.

Rotação de Culturas

Após a colheita destas plantas e durante 3 anos esta parcela não deverá alojar alho, cebolas ou alho-francês.

Conservação

Pode fazer, com ajuda de fios de ráfia, réstias ou pode simplesmente atar em conjuntos de várias cabeças. A temperaturas entre os 12 e os 15ºc o alho conserva-se sem mais exigências durante vários meses.

SEM COMENTÁRIOS