Finalmente os líderes mundiais irão discutir o Desenvolvimento Sustentável

356
desenvolvimento-sustentavel

A Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que definirá a nova agenda para o desenvolvimento sustentável e combate à pobreza no mundo, começa hoje (25/09/15), em Nova York, Estados Unidos, com participação de um número recorde de líderes mundiais. Na cúpula, que será encerrada no dia 27, estarão presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo, representando três quartos de todos os membros das Nações Unidas.

A cúpula adotará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nações ricas e em desenvolvimento, todos com a meta comum de terminar com a pobreza extrema. “Ninguém será deixado para trás. É universal. Não haverá mais diálogos em que se pergunta o que o Norte está fazendo pelo Sul”, disse Amina Mohamed, assessora especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para o tema.

Os novos objetivos, 17 no total, vão desde o combate à pobreza, acesso à água potável, acesso à educação,até a energia acessível a todos. Entre os objetivos estão 169 metas, cujo resultado será medido com cerca de 300 indicadores que a ONU elaborou para determinar como as nações cumprirão essas metas.

Ban Ki-moon informou que “é um roteiro para acabar com a pobreza mundial e construir uma vida com dignidade para todos, sem deixar ninguém para trás.” A nova agenda, que estará em vigor até 2030, é de cumprimento voluntário.

Não estarão presentes somente líderes mundiais, mas também representantes de organizações não governamentais e empresas privadas, que apresentarão suas posições sobre o tema. O papa Francisco discursará antes do começo formal da cúpula.

FONTE: Agência Lusa

SEM COMENTÁRIOS