Limão Cravo

707
limão-cravo-LIMÃO

Nome Comum: LIMÃO CRAVO

Nome Científico: Citrus bigaradia
Família: Rutaceae
Características Morfológicas: Árvore de pequeno porte, que mede, em média, cinco metros de altura. Sua copa é arredondada e as folhas apresentam uma coloração verde intensa (que são fortemente aromáticas quando maceradas). Suas flores são pequenas, alvas e melíferas. Já o fruto, globoso (mas ligeiramente achatado) tem cor verde, que se torna amarelo-alaranjado ou amarelo-avermelhado na maturação.
Origem: Índia
Ocorrência Natural: Pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil.

Mais comum nos quintais das casas, seja no interior ou no litoral do Brasil, não há melhor limão para temperar saladas do que este. Além disso, essa árvore é sinônimo de resistência, pois vai bem em qualquer palmo de chão em que brota.

Conhecido também por limão-francês e limão-vinagre, seu suco é riquíssimo em vitamina C (mais que seus parentes próximos). Em geral essa árvore dá seus frutos nos meses de inverno e a sua propagação é feita através de enxertia.

O suco do limão-cravo serve como tempero e refresco, mas é pouco comercializado. As folhas são usadas como tempero. O limoeiro-cravo é um porta-enxerto muito utilizado na citricultura paulista, por ser resistente à seca e favorecer a produtividade das plantas enxertadas nele. Daí o nome comum limão-cavalo.

Saiba mais:
Frutas Brasil Frutas, de Helena Tassara, com fotos de Silvestre Silva e informações do portal Como Plantar

SEM COMENTÁRIOS