Limão da Pérsia

767

Nome Comum: LIMÃO DA PÉRSIA

Nome Científico: Citrus aurantium
Família: Rutaceae
Características Morfológicas: Árvore de pequeno porte, com ramos repletos de espinhos pequenos e numerosos. A casca é em tom pardo-acinzentada. Já as folhas são ovais (verdes e brilhantes) com margens em dentes, as flores pequenas e em cachos (com corola alva), e os frutos arredondados ou oblongos (com comprimento maior que a largura), de coloração amarelo-clara e casca lisa.
Origem: Índia e Sul da Ásia
Ocorrência Natural: No Brasil, a ocorrência é mais registrada no Estado de São Paulo.

A aparência desta fruta é quase igual a de uma laranja comum. Mas assim que aberta e provada, vão-se as semelhanças. A polpa é esbranquiçada e o sabor, mais amargo. É conhecida também como lima-doce. Dizem que o suco, na medicina popular, é usado para a digestão e também como diurético e no tratamento de feridas gástricas, além de combater o raquitismo.

A fruta serve ainda para o preparo de doces e geléias, sem falar nas famosas caipirinhas. Um exemplar de lima-da-pérsia se parece a uma laranjeira de flores maiores. Geralmente ela frutifica no inverno, mas não aprecia as geadas. Sua propagação é por enxerto e alporquia.

Saiba mais:
Frutas Brasil Frutas, de Helena Tassara, com fotos de Silvestre Silva, e informações do portal Como Plantar

SEM COMENTÁRIOS