Nêspera

488
nespera

Nome Comum: NÊSPERA

Nome Científico: Eriobotrya japonica
Família: Rosaceae
Características Morfológicas: Árvore perene e de porte médio (pode chegar a 10 metros de altura), a nespereira possui folhas alongadas, de coloração verde-escura, textura rígida e borda serrilhada. As flores, brancas, a exemplo dos frutos, dão na extremidade dos ramos e em cachos. Com o formato levemente alongado, a ameixa propriamente dita é amarelinha e polpa da mesma cor, pendendo para o alaranjado, com uma leve penugem por fora. Cada fruto contém de 3 a 7 sementes.
Origem: Sudoeste da China oriental
Ocorrência Natural: Em todo Brasil, sendo que o maior produtor é o Estado de São Paulo.

Muitas pessoas conhecem esta árvore por ameixa-do-pará, ameixa-japonesa ou simplesmente ameixa-amarela. Ela costuma ser comum em quintais, onde faz a festa dos pássaros e dos homens que podem apreciar seu doce fruto.

Em função de se desenvolver e frutificar bem, ela se adapta tanto às temperaturas amenas quanto quentes. Uma coisa é certa: prefere solos profundos e ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água. Durante o inverno, a árvore não perde todas as folhas, o que a faz suportar temperaturas abaixo de zero grau.

Sua propagação é feita por enxertia em mudas de nespera ou de marmeleiro. A região de Mogi das Cruzes, em São Paulo, é a maior produtora do Brasil. O fruto é consumido tanto in naturaquanto em forma de geleias, compotas e licores.

A fruta é rica em sais minerais, vitaminas A e C, além de ser diurética. A colheita se estende de março a setembro, sendo que o pico de produção ocorre de junho a julho.

De início, a nespera produz bons frutos a partir do segundo ano de cultivo, sendo que esta produção se estende por mais de 20 anos.

É uma árvore pequena, com uma coroa circular e um tronco curto. Pode crescer até 10 m de altura, mas é geralmente menor. Suas folhas são alternadas, simples, de 10 a 25 cm, verde-escuras, de textura rígida e com a borda serrilhada.

Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez flores.

As frutas da nespera são ovais, com três a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Dependendo da variedade, cada fruta pode conter 1 a 5 sementes de cor marrom (castanha) plenamente desenvolvidas e outras muito mais pequenas que não se desenvolveram. A casca da nêspera é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.

SEM COMENTÁRIOS