Oliveira – Olea europea L.

317
oliva-oliveira

A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo, bem como do norte do Irã no extremo sul do Mar Cáspio. A árvore e seus frutos dão seu nome à família de plantas que também incluem espécies como o lilás e o jasmim. A palavra deriva do latim “oliva”, que por sua vez vem do grego ἐλαία ( Elaia ), em última análise a partir de grego micênico e-ra-wa (“elaiva”) ou “óleo”. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final doperíodo neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.

A Civilização Minoica, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 a.C., prosperou com o comércio do azeite de oliva, que primeiro aprendeu a cultivar. Já os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos minoicos, associavam a árvore à força e àvida. A oliveira é também citada na Bíblia em várias passagens, tanto a árvore como seus frutos.

Há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. Estima-se que algumas das oliveiras presentes em Israel nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade. Em Santa Iria de Azóia, Portugal, existe uma oliveira com 2850 anos.

Época de floração: Abril-Junho
Cor da flor: Brancas-Amarelas
Origem: A oliveira é originária da região do Mar Mediterrânica (Portugal/ Grécia/Espanha/Itália)
Utilização: A madeira é utilizada na marcenaria e escultura;
Frutos: Azeitonas são utilizados para fabricação do azeite, extraído da azeitona; Pode ser usada para as mais variadas áreas, tais como, a culinária, medicina, cosméticos. As suas folhas são usadas também para a preparação de infusões medicinais. Também a sua lenha é excelente para a alimentação de lareiras.
Altura: Até 15 metros

CONDIÇÕES EDAFO-CLIMÁTICAS
Solo: A oliveira suporta praticamente todos os tipos de solo
Clima: A oliveira é bastante elástica no que se refere as variações de temperatura, suportando desde temperaturas negativas até temperaturas altas comuns em regiões de deserto

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS